Medicina integrativa: quais os benefícios para sua saúde?

Novas formas de cuidado e atenção com a saúde foram desenvolvidas ao passar do tempo e o avanço tecnológico. Na medicina diversos protocolos e modos de lidar com o paciente foram sendo aprimorados. Um dos resultados desse processo é o que chamamos de medicina integrativa.
Você já ouviu falar sobre medicina integrativa? Ouviu, mas ainda tem suas dúvidas? Então, este texto é para você. Continuei conosco e compreenda o que é e quais são os benefícios da medicina integrativa.

O que é medicina integrativa?

Sabemos que problemas psicológicos podem influenciar o aparecimento de doenças físicas, correto? Assim, também, as doenças físicas podem favorecer questões que afetam a nossa saúde mental. É aí que está umas das chaves importantes para compreender a medicina integrativa: ela cuida de todas as áreas do paciente enquanto indivíduo, ela é focada na pessoa em seu todo. Para isso, uma questão importante é a relação entre o paciente e o profissional de saúde.
A medicina integrativa procura integrar todos os pontos do indivíduo. Veja só, quando o paciente busca um atendimento médico com alguns sintomas, é feita uma avaliação que leva em consideração outros quesitos, que a princípio podem não estar relacionados diretamente a causa dos sintomas, mas que indiretamente favorece sua manifestação, como questões envolvendo o corpo, mente e espírito.
A medicina integrativa prega que um problema de saúde deve ser avaliado e solucionado com base em diferentes processos da medicina tradicional, mesclando com métodos alternativos que sejam eficazes e seguros.

Quais as diferenças entre ela e outros tipos de medicina?

A medicina integrativa propõe uma parceria do médico e seu paciente para a manutenção e cuidados da saúde. Coloca o paciente como ator e responsável principal no processo, sendo ele mesmo seu próprio agente de saúde. Ou seja, o paciente deixa de receber passivamente o tratamento e passa a participar ativamente do processo. Assim, compreende a saúde, também, como responsabilidade individual.
Para esta parceria funcionar e dar efeito, a medicina integrativa reúne um quadro multidisciplinar de profissionais de diversas áreas da saúde para cuidar da pessoa.
Entendendo que cada indivíduo é protagonista de sua própria história, para cada paciente é desenvolvido um plano de tratamento individualizado, baseado em suas demandas e necessidades.

Quais os benefícios da medicina integrativa?

Mesmo em casos de doenças graves, a medicina integrativa tem como objetivo trazer melhorias físicas e, também, qualidade de vida para todos. 
Para os resultados virem, os métodos precisam estar alinhados com o que o paciente acredita, suas crenças, princípios e filosofia de vida. Isso tudo, fará que o tratamento traga resultados, alegria e esperança para o paciente, impulsionando as chances de recuperação.
Os pacientes são orientados a reconhecer, administrar e diminuir os fatores estressantes, recebem orientações nutricionais: os alimentos são considerados agentes fundamentais na promoção de doença e saúde.
O plano de tratamento é compartilhado e integrado entre todos os profissionais de saúde envolvidos.
A medicina integrativa, um método que, como o próprio nome diz, trata o paciente de forma realmente integrada e humanizada. A relação entre médico e paciente é extremamente importante para a medicina integrativa, pois todo o tratamento é baseado na individualidade do paciente.
Acompanhe nosso blog e acesse conteúdos pertinentes e de qualidade para você ser o protagonista da sua própria vida!

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart