Quais os Exames Realizados na Medicina Integrativa?

medicina integrativa cuida de todas as áreas do paciente enquanto indivíduo, ela é focada na pessoa como um todo. Para isso, uma questão importante é a relação entre o paciente e o profissional de saúde. Coloca o paciente como ator e responsável principal no processo, sendo ele mesmo seu próprio agente de saúde.
Sabendo disso? Uma dúvida que pode surgir é quais os procedimentos e exames normalmente realizados para essa avaliação global do paciente? Na sequência vamos falar dos principais. Veja só!

Microscopia de Campo Escuro
É um procedimento capaz de avaliar a saúde celular do paciente. Como funciona? Através de uma análise rápida, simples e sem dor, é possível avaliar a morfologia do seu sangue e correlacionar com o seu estado de saúde e envelhecimento.

O biomédico realiza um pequeno furo com lanceta na ponta do dedo do paciente e colhe uma gota do sangue diretamente em uma lâmina, ao colocar no microscópio avalia junto ao paciente explicando achados celulares e ao fim do exame performa um laudo para o médico com as principais informações, entregando uma cópia também ao paciente.

ES COMPLEX
É um exame utilizado para avaliar uma série de fatores e indicativos precoces de desequilíbrios orgânicos e doenças sem precisar de sequer uma gota de sangue, entre eles: saúde cardiovascular, risco de diabetes e funções sudomotoras.

O ES Complex apresenta vários parâmetros ao médico, facilitando o diagnóstico de muitas doenças. Ele ocorre da seguinte forma: o biomédico mede a altura e peso do paciente, afere a pressão, e então o posiciona no equipamento, com as mãos e os pés sob as placas de metal e com dois eletrodos na região acima de cada sobrancelha. O exame dura cerca de 2 minutos e assim que finalizado o sistema já solta o resultado que é anexado ao sistema do Dr. E também entregue ao paciente.

Termografia
Procedimento utilizado para se avaliar a temperatura corporal, onde pela escala de cores do sistema é possível identificar pontos de calor ou pontos frios no corpo do paciente. O exame é performado pelo paciente nu, este se coloca atrás da cortina de frente para a câmera que captura as imagens termográficas e ao comando do Biomédico realiza as posições pré-estabelecidas para avaliação do médico. Ao fim do exame as imagens são anexadas ao sistema do médico e este realiza o laudo que posteriormente é entregue ao paciente.

Densitometria
É utilizada para avaliar composição corporal e presença de osteoporose. A técnica de radiologia responsável orienta o paciente sobre suas vestes, aventais descartáveis são disponibilizados pela clínica, e então posiciona o paciente deitado no aparelho dando início ao exame. Ao fim da avaliação uma cópia impressa do resultado que o próprio sistema solto é entregue ao paciente.

Todos esses exames dão um norte para os procedimentos integrativos. Eles possibilitam que o paciente já chegue para a consulta com os resultados desses procedimentos, apresentando ao médico uma visão geral do quadro do paciente, favorecendo um tratamento assertivo e eficaz.

favorecendo tanto o tratamento de algum problema ou até mesmo a prevenção de doenças. Ou seja, esses exames apresentam como está a saúde geral do organismo do paciente de forma que encontrem possíveis problemas, antes mesmos deles se manifestarem.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart